Política
Jaques Wagner declara apoio à candidatura de Ana Carolina à presidência do PT em Salvador
Durante plenária da Democracia Socialista (DS) realizada neste sábado (17), no auditório da Assembleia Legislativa, o senador Jaques Wagner (PT) declarou publicamente seu apoio à candidatura de Ana Carolina para a presidência do Partido dos Trabalhadores em Salvador. A fala ocorre em meio ao Processo de Eleição Direta (PED) da legenda, previsto para acontecer em julho.
“Eu quero dizer aos companheiros da DS que eu tô engajado na campanha de Aninha para a presidência do PT em Salvador”, afirmou o senador, reforçando a importância da unidade partidária e do fortalecimento da sigla para enfrentar a extrema direita e contribuir com a reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues em 2026.
A plenária da DS também oficializou a candidatura de Liliane Oliveira, militante da Marcha Mundial das Mulheres, para a presidência estadual. Atualmente ela lidera a Secretaria de Mulheres do PT. Lili apresentou a tese de reposicionar o partido para reeleger Lula e Jerônimo.
O senador Jaques Wagner defendeu a unidade do partido para enfrentar os desafios “da conjuntura difícil”. Tássio Brito, secretário de Finanças do PT e da corrente EPS, é o nome apoiado pelo senador para o comando estadual do PT.
Com forte atuação na militância de base, Ana Carolina também integra a coordenação política do deputado Robinson Almeida, nome apresentado pelo PT para disputar a prefeitura de Salvador em 2024. Ela apresenta uma proposta de gestão voltada para a construção de um PT popular, fortalecido nas zonais e conectado com as demandas da população soteropolitana.
“Nosso desafio é fazer o PT forte, retomar seu protagonismo na capital, conectado com a base a partir de um programa que reflita os anseios da militância e esteja sintonizado com a realidade da cidade”, afirma.
Química e mestre em Educação pela UFBA, Ana Carolina possui trajetória marcada pela atuação no movimento estudantil, juventude petista, Marcha Mundial das Mulheres, além de passagens pela CUT, UNESCO e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Ela é filiada ao partido desde 2004.
Tendência Interna do PT, a Democracia Socialista tem entre seus membros o secretário da Casa Civil e deputado federal licenciado, Afonso Florence, a secretária de Políticas para as Mulheres, a deputada estadual licenciada Neusa Cadore, os deputados Zé Neto e Robinson Almeida, o ex-deputado Bira Corôa, o ex-prefeito Orlandinho Pereira, e os suplentes de vereador Gilmar Santiago e Tiago Ferreira, entre outros.
-
Política5 meses atrásPrefeita sofre derrota política e vê Câmara derrubar seus vetos
-
Política6 meses atrásMoraes tem cartão de crédito bloqueado no Brasil após sanção dos EUA
-
Brasil4 meses atrásSTF manda devolver dinheiro pago a mais na conta de luz
-
Política9 meses atrásTiago Correia destaca avanço de Salvador na geração de emprego e critica estagnação da Bahia sob 20 anos de governos do PT
-
Política8 meses atrásCiro Gomes acusa Lula de liderar “engenharia social maligna” e transformar pobreza em “ativo financeiro” em vídeo divulgado neste sábado
-
Política9 meses atrásACM Neto aposta que ponte Salvador-Itaparica não sai no Governo do PT: ‘Só cheiro mole’
-
Policial6 meses atrásBahia lidera ranking nacional de grupos criminosos
-
Esportes9 meses atrásCBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio

