Política
Ricardo Almeida cobra investigação após invasão na Câmara de Salvador e leva denúncia à Assembleia com vereadores

O clima de tensão que tomou conta da Câmara Municipal de Salvador na última quarta-feira, 22 de maio, reverberou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nesta terça-feira (27). O vereador Ricardo Almeida (DC), 2º secretário da CMS, esteve na AL-BA para pedir providências e apuração rigorosa dos responsáveis e líderes da invasão que interrompeu uma sessão plenária na Câmara.
A confusão começou quando um grupo de sindicalistas e militantes políticos invadiu o plenário em meio à votação. A manifestação ganhou contornos de violência. Houve registros de agressões físicas e verbais a vereadores e servidores, depredação do patrimônio público, cadeiras quebradas e portas arrombadas.
“A preocupação nossa com o que aconteceu no dia 22 de maio é que isso não seja um precedente para uma escalada de violência e interferência nos poderes constituídos. A manifestação na democracia é livre e deve ser respeitada desde que ela não contenha violência extrema, nem violência verbal ou física, como ficou claro naquela invasão na Câmara Municipal”, afirmou o vereador.
Almeida pediu que a presidência da Assembleia identifique parlamentares estaduais que, segundo ele, estariam presentes no ato não apenas como observadores, mas “insuflando aquela multidão contra a Câmara Municipal e, portanto, contra a democracia e o Estado Democrático de Direito”.
O vereador classificou o episódio como “um golpe contra a democracia” e reforçou que sua ida à Assembleia teve como objetivo garantir que atos semelhantes não se repitam. “Vimos servidores e servidoras agredidos, policiais militares agredidos, vereadores e vereadoras agredidos, a casa depredada e a democracia golpeada”, declarou.
-
Política1 semana atrás
Moraes tem cartão de crédito bloqueado no Brasil após sanção dos EUA
-
Política4 meses atrás
Tiago Correia destaca avanço de Salvador na geração de emprego e critica estagnação da Bahia sob 20 anos de governos do PT
-
Política4 meses atrás
ACM Neto aposta que ponte Salvador-Itaparica não sai no Governo do PT: ‘Só cheiro mole’
-
Política3 meses atrás
Ciro Gomes acusa Lula de liderar “engenharia social maligna” e transformar pobreza em “ativo financeiro” em vídeo divulgado neste sábado
-
Esportes3 meses atrás
CBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio
-
Cidades4 meses atrás
Prefeitura encaminha à Câmara projeto da LDO para 2026 com previsão de receitas de R$ 13,1 bilhões
-
Notícias3 meses atrás
FPI do Rio São Francisco inicia 51ª etapa na Bahia com evento de abertura em Bom Jesus da Lapa
-
Cidades3 meses atrás
”Rodovia da lama”: Alan Sanches denuncia abandono da BA-274 – Transouricana; rota virou alternativa após interdição da ponte do Rio Jequitinhonha