Conecte-se Conosco
 

Notícias

Fotógrafo que registrou gesto obsceno de Moraes em estádio é demitido do Estadão

Publicado

em

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O jornal O Estado de S. Paulo demitiu, nesta quarta-feira (6), o fotógrafo Alex Silva, de 63 anos. Ele foi o autor da imagem (destacada acima) que mostra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, fazendo um gesto obsceno — o dedo do meio — em direção a torcedores, durante o jogo entre Corinthians e Palmeiras, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, realizado no dia 30 de julho, na NeoQuímica Arena, em São Paulo.

O registro do gesto aconteceu na primeira aparição pública de Moraes após ser alvo de sanções impostas pelos Estados Unidos, com base na Lei Magnitsky. No estádio, o ministro respondeu a insultos vindos de parte da torcida corintiana. A imagem se espalhou rapidamente pelas redes sociais e gerou críticas ao comportamento do magistrado em um ambiente público.

Em nota oficial, o Estadão declarou que o desligamento de Alex Silva “já havia sido planejado anteriormente e integra uma reestruturação na editoria de Fotografia, com base apenas em critérios administrativos”.

Com 23 anos de atuação no jornal e experiência reconhecida em coberturas esportivas, Alex Silva contou ao portal Metrópoles que a empresa não forneceu um motivo claro para sua saída. Ele relatou que chegou a questionar internamente o pouco destaque dado à foto de Moraes, e suspeita que sua demissão esteja relacionada à repercussão política da imagem.

“Estou indignado, porque não me deram uma justificativa clara relacionada ao meu desempenho. Apenas disseram que o RH solicitou minha saída devido a mudanças na empresa”, afirmou o fotógrafo. “Acho que o jornal escondeu a foto. Falei isso com eles. Publicaram discretamente na home e não colocaram na capa”, concluiu.

Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados

TENDÊNCIA