Conecte-se Conosco
 

Cidades

Homem de 72 anos “revive” após ter morte declarada por médicos em hospital da Bahia

Publicado

em

Um paciente de 72 anos, identificado como Damião José dos Santos, voltou a apresentar sinais vitais uma hora depois de ter tido o óbito oficialmente declarado por dois médicos no Hospital de Base, em Itabuna, no sul da Bahia. O homem estava internado há oito dias com pneumonia quando sofreu uma parada cardiorrespiratória, conforme relatado pela instituição de saúde.

Mesmo após 15 minutos de tentativas de ressuscitação, a equipe médica constatou a ausência de sinais vitais e informou a família. A funerária já se deslocava para o hospital quando sinais de vida começaram a aparecer — os médicos reabriram os procedimentos e conseguiram estabilizar o paciente.

O hospital confirmou que o fenômeno, embora raro, já está descrito na literatura médica como “retorno espontâneo da circulação”. Após a intervenção, a dependência de ventilação mecânica do paciente caiu de 100% para 20%.

A família revelou que estava se preparando para o velório e que momentos antes da reversão do quadro fizeram orações. O sobrinho contou que Damião abriu os olhos, voltou a respirar e apresentou sinais vitais, reacendendo a esperança de todos.

Apesar da melhora, o estado de saúde de Damião permanece grave, e ele continua internado sob cuidados médicos.

Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados

TENDÊNCIA