Cidades
Cidade do Saber será aberta com oferta de mais de 3 mil vagas em cursos e programação cultural

Símbolo de transformação social em Camaçari, servindo de referência para outros municípios, a Cidade do Saber está de volta. O equipamento será oficialmente aberto na próxima quarta-feira (20), em uma cerimônia marcada para as 17h30. Gerido pela Secretaria de Cultura (Secult), a Cidade do Saber é reconhecida como um dos maiores complexos de inclusão social da América Latina.
Para celebrar a nova fase de investimentos e retomada de oportunidades nas áreas de educação, cultura, lazer, tecnologia e esporte, a solenidade de abertura contará com a apresentação da Orquestra Afrosinfônica, do maestro Bira Marques, que convidará ao palco do Teatro Cidade do Saber (TCS) os cantores Elly Nascimento, Nadja Meireles, Edy Xote, Simpa, Itana Rosa e Russo Passapusso, vocalista do Baiana System. No Foyer, o som ficará por conta de Sil Figueiredo.
A programação artística ainda terá trio de sopro, o grupo circense Procurando Arte, poesia com Lara Nunes e Silas Meses, espetáculo de dança com Tainá Caetano, além de Roberto Mendes, Ivanildo Antônio e o grupo Beira de Rua.
O evento será aberto ao público. Uma parte dos ingressos será distribuída na bilheteria do teatro no dia 20, a partir das 10h, e está sujeito à lotação máxima do espaço, que é de 568 lugares.
“A Cidade do Saber será entregue ao povo de Camaçari verdadeiramente recuperada, reestruturada, reorganizada. O povo ama e faz a cultura, e é o povo que muda a sociedade, quando tem estímulo e oportunidade. A gente traz a Cidade do Saber com muitas novidades e conexão com o novo mundo, para se tornar também a cidade da robótica, da inovação tecnológica”, pontuou o prefeito Luiz Caetano nesta quinta-feira (14), durante coletiva de imprensa.
Entre as inúmeras novidades anunciadas no decorrer da coletiva, está o retorno do Ballace Festival Nacional de Dança ao Teatro Cidade do Saber, nos dias 21, 22, 23 e 24 de agosto. O evento é conhecido por reunir performances, concurso, mostras, oficinas, bailarinos e amantes da dança de todos os cantos do país. Ao longo dos quatro dias de programação, o festival deverá receber entre 3.000 e 3.500 pessoas. Para essa edição, o público irá contar com novas modalidades, a exemplo da batalha de break e hip hop.
A Cidade do Saber volta com a oferta de 3.030 vagas em diversos cursos artísticos-culturais, como ballet, canto coral, teclado, teatro, dança de salão e contemporânea, capoeira, violão, bateria, teclado, desenho, pintura, entre outros. As aulas ocorrerão simultaneamente no complexo da Cidade do Saber e em três equipamentos culturais: Pracinha da Cultura do Phoc III e nos Centros Culturais de Vila de Abrantes e Barra do Pojuca.
Para a secretária da Cultura de Camaçari, Elci Freitas, a abertura da Cidade do Saber representa um compromisso com os direitos fundamentais e com o desenvolvimento econômico. “A cultura movimenta a economia criativa, gera emprego, renda, atrai investimentos, estimula o turismo e fortalece a identidade da cidade. Cada atividade cultural realizada aqui é também uma oportunidade de crescimento econômico para a nossa cidade”, disse.
A abertura da Cidade do Saber, complexo criado em março de 2007, representa a retomada do desenvolvimento comunitário e tecnológico, valorização da cultura e das representações locais, com o objetivo de promover ações, descobrir novos talentos e fomentar sonhos que podem transformar a vida da população.
Confira, a seguir, a relação de cursos:
Cidade do Saber
Ballet
Canto Coral
Teclado
Violão
Bateria
Teatro
Dança Contemporânea
Dança de Salão
Capoeira
Conservatório / Música Sinfônica
Violino
Viola
Violoncelo
Contrabaixo
Saxofone
Clarinete
Flauta Doce e Transversal
Trompete
Trombone
Trompa Sinfônica
Tuba Sinfônica
Percussão Sinfônica
Núcleo de Artes Plásticas
Desenho
Pintura
Pracinha da Cultura (Phoc III)
Ballet
Capoeira
Zumba
Canto Coral
Dança de Salão
Dança criativa
Centro Cultural de Vila de Abrantes
Ballet
Teatro
Dança de Salão
Capoeira
Barra de Pojuca
Bateria
Ballet
Dança Contemporânea
Violão
Violino
Capoeira
Centro Cultural de Barra de Pojuca
Bateria
Ballet
Dança Contemporânea
Violão
Violino
Capoeira
Laboratório Maker
Foto: Juliano Sarraf
-
Política1 semana atrás
Moraes tem cartão de crédito bloqueado no Brasil após sanção dos EUA
-
Política4 meses atrás
Tiago Correia destaca avanço de Salvador na geração de emprego e critica estagnação da Bahia sob 20 anos de governos do PT
-
Política4 meses atrás
ACM Neto aposta que ponte Salvador-Itaparica não sai no Governo do PT: ‘Só cheiro mole’
-
Política3 meses atrás
Ciro Gomes acusa Lula de liderar “engenharia social maligna” e transformar pobreza em “ativo financeiro” em vídeo divulgado neste sábado
-
Esportes3 meses atrás
CBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio
-
Notícias3 meses atrás
FPI do Rio São Francisco inicia 51ª etapa na Bahia com evento de abertura em Bom Jesus da Lapa
-
Cidades4 meses atrás
Prefeitura encaminha à Câmara projeto da LDO para 2026 com previsão de receitas de R$ 13,1 bilhões
-
Cidades3 meses atrás
”Rodovia da lama”: Alan Sanches denuncia abandono da BA-274 – Transouricana; rota virou alternativa após interdição da ponte do Rio Jequitinhonha