Brasil
Morreu Luis Fernando Veríssimo, ícone da crônica brasileira, aos 88 anos
Faleceu, nesta sábado, 30 de agosto de 2025, em Porto Alegre, o escritor Luis Fernando Veríssimo, aos 88 anos. Ele estava internado há três semanas na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Moinhos de Vento, em decorrência de uma pneumonia, agravada por Parkinson, problemas cardíacos — incluindo um marca-passo implantado em 2016 — e sequelas de um AVC sofrido em 2021.
Natural de Porto Alegre e filho do também renomado escritor Érico Veríssimo, Luis Fernando construiu uma carreira marcada pela versatilidade: atuou como cronista, humorista, dramaturgo, cartoonista, roteirista, tradutor e músico — inclusive tocando saxofone. Publicou mais de 80 obras, com personagens icônicos como Analista de Bagé, Ed Mort, Velhinha de Taubaté e a satírica Família Brasil. Sua produção literária marcou gerações, tornando-o um dos autores brasileiros contemporâneos mais populares e influentes.
Sua escrita, sempre permeada por humor refinado e crítica social, fez dele um dos principais cronistas do país. Veríssimo participou ativamente do cenário cultural por décadas, mantendo colunas em jornais, lançando compilações de crônicas e contribuindo para adaptações na televisão e nos quadrinhos.
-
Política5 meses atrásPrefeita sofre derrota política e vê Câmara derrubar seus vetos
-
Política6 meses atrásMoraes tem cartão de crédito bloqueado no Brasil após sanção dos EUA
-
Brasil4 meses atrásSTF manda devolver dinheiro pago a mais na conta de luz
-
Política9 meses atrásTiago Correia destaca avanço de Salvador na geração de emprego e critica estagnação da Bahia sob 20 anos de governos do PT
-
Política8 meses atrásCiro Gomes acusa Lula de liderar “engenharia social maligna” e transformar pobreza em “ativo financeiro” em vídeo divulgado neste sábado
-
Política9 meses atrásACM Neto aposta que ponte Salvador-Itaparica não sai no Governo do PT: ‘Só cheiro mole’
-
Esportes9 meses atrásCBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio
-
Policial6 meses atrásBahia lidera ranking nacional de grupos criminosos

