Política
Ex-assessor do TSE acusa ministro Moraes de forjar provas contra adversários, em audiência no Senado
Durante audiência pública nesta terça-feira (2) na Comissão de Segurança Pública do Senado, o ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED) do TSE, Eduardo Tagliaferro, acusado pela PGR de graves crimes e atualmente morando na Itália, fez denúncias contundentes contra o ministro Alexandre de Moraes (STF/TSE).
Tagliaferro afirmou que Moraes teria forjado provas contra adversários políticos e montado esquemas para contar com apoio de autoridades como o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, para construir investigações direcionadas. Ele disse que relatórios com “pacotinhos” de nomes eram produzidos sob orientação do ministro e, muitas vezes, fabricados com datas retroativas para justificar operações já em curso.
Questionado, Tagliaferro revelou que atuava de forma a aparentar concordância com o esquema para reunir provas contra os autores das ações.
Senadores da oposição classificaram as denúncias como gravíssimas:
Damares Alves (Republicanos-DF) chegou a propor a suspensão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando haver “violações de direitos humanos” e provas forjadas por um magistrado.
Eduardo Girão (Novo-CE) sugeriu levar o caso a organismos internacionais, alegando que se trata de perseguição política
Senado Federal.
Flávio Bolsonaro (PL-RJ), presidente da comissão, anunciou que pretende protocolar as denúncias no STF, no TSE, no CNJ e até junto a governos estrangeiros, além de solicitar extradição e proteção diplomática para Tagliaferro.
-
Política5 meses atrásPrefeita sofre derrota política e vê Câmara derrubar seus vetos
-
Política6 meses atrásMoraes tem cartão de crédito bloqueado no Brasil após sanção dos EUA
-
Brasil4 meses atrásSTF manda devolver dinheiro pago a mais na conta de luz
-
Política9 meses atrásTiago Correia destaca avanço de Salvador na geração de emprego e critica estagnação da Bahia sob 20 anos de governos do PT
-
Política8 meses atrásCiro Gomes acusa Lula de liderar “engenharia social maligna” e transformar pobreza em “ativo financeiro” em vídeo divulgado neste sábado
-
Política9 meses atrásACM Neto aposta que ponte Salvador-Itaparica não sai no Governo do PT: ‘Só cheiro mole’
-
Esportes9 meses atrásCBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio
-
Policial6 meses atrásBahia lidera ranking nacional de grupos criminosos

