Economia
Banco do Brasil elabora plano de contingência diante de possível escalada de sanções dos EUA
O Banco do Brasil (BB) está preparando medidas para enfrentar eventuais sanções financeiras adicionais dos Estados Unidos, motivadas pela aplicação da Lei Magnitsky ao ministro do STF, Alexandre de Moraes. O objetivo é proteger tanto os clientes, como o próprio banco, caso aumentem as restrições.
Entre as ações em estudo, o BB está consultando escritórios de advocacia nos Estados Unidos e revisando procedimentos com apoio técnico do governo brasileiro para entender como o monitoramento financeiro norte-americano opera.
O banco possui cerca de 50 mil clientes nos EUA, com escritórios em Nova York e Miami, e estuda a possibilidade de desviar parte das transações em dólar para outras unidades no exterior. Esses movimentos ainda exigiriam reportes ao Federal Reserve.
A medida ocorre poucos dias após o Departamento do Tesouro dos EUA, via OFAC, ter enviado questionamentos a grandes bancos brasileiros — incluindo o BB — sobre como estão cumprindo as sanções impostas a Moraes.
O BB reforçou que segue estritamente os marcos legais e regulatórios nacionais e internacionais e que suas operações operam “dentro do marco legal, regulatório e ético”, observando normas brasileiras e estrangeiras em sua atuação internacional.
-
Política5 meses atrásPrefeita sofre derrota política e vê Câmara derrubar seus vetos
-
Política6 meses atrásMoraes tem cartão de crédito bloqueado no Brasil após sanção dos EUA
-
Brasil4 meses atrásSTF manda devolver dinheiro pago a mais na conta de luz
-
Política9 meses atrásTiago Correia destaca avanço de Salvador na geração de emprego e critica estagnação da Bahia sob 20 anos de governos do PT
-
Política8 meses atrásCiro Gomes acusa Lula de liderar “engenharia social maligna” e transformar pobreza em “ativo financeiro” em vídeo divulgado neste sábado
-
Política9 meses atrásACM Neto aposta que ponte Salvador-Itaparica não sai no Governo do PT: ‘Só cheiro mole’
-
Esportes9 meses atrásCBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio
-
Policial6 meses atrásBahia lidera ranking nacional de grupos criminosos

