Política
Relator da CPMI acusa entidade de forjar assinaturas de inativos já mortos
O deputado Alfredo Gaspar (União-AL), relator da CPMI que investiga fraudes no INSS, afirmou nesta segunda-feira (29) que a Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais) pode ter utilizado assinaturas de pessoas falecidas para obter descontos associativos. O relator apontou que esse padrão teria ocorrido mais de 300 vezes.
Segundo Gaspar, documentos da Controladoria-Geral da União (CGU) indicam que, em 2024, 100 fichas de adesão fraudadas continham nomes de inativos já mortos há anos. Ele citou casos como o de “Maria Rodrigues”, que teria assinado autorização cinco anos após seu falecimento, e “Gilberto”, cuja assinatura foi registrada duas décadas depois de sua morte.
Durante a oitiva, o presidente da Conafer, Carlos Roberto Ferreira Lopes, rebateu as acusações afirmando desconhecer que pessoas falecidas pudessem figurar nos registros da entidade:
“A Conafer desconhece que pessoas em óbito recebam benefício na obra relativa.”
Gaspar criticou a resposta, dizendo que tais explicações soam como “abscesso da lógica” diante das evidências apresentadas.
O relator também ressaltou que nenhuma das fichas investigadas continha autorização válida, e qualificou o caso como “padrão, não erro isolado”, associando o esquema a arrecadação de cerca de R$ 800 milhões em prejuízo a aposentados e pensionistas.
A CPMI vai seguir com investigações, determinando perícias cartoriais e cruzamentos de dados com bases do INSS e cartórios civis para comprovar ou afastar a prática apontada.
-
Política5 meses atrásPrefeita sofre derrota política e vê Câmara derrubar seus vetos
-
Política6 meses atrásMoraes tem cartão de crédito bloqueado no Brasil após sanção dos EUA
-
Brasil4 meses atrásSTF manda devolver dinheiro pago a mais na conta de luz
-
Política9 meses atrásTiago Correia destaca avanço de Salvador na geração de emprego e critica estagnação da Bahia sob 20 anos de governos do PT
-
Política8 meses atrásCiro Gomes acusa Lula de liderar “engenharia social maligna” e transformar pobreza em “ativo financeiro” em vídeo divulgado neste sábado
-
Política9 meses atrásACM Neto aposta que ponte Salvador-Itaparica não sai no Governo do PT: ‘Só cheiro mole’
-
Policial6 meses atrásBahia lidera ranking nacional de grupos criminosos
-
Esportes9 meses atrásCBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio

