Conecte-se Conosco
 

Policial

’Violência armada vitimou 13 pessoas trans na RMS nos últimos anos’, denuncia vereadora

Publicado

em

Treze pessoas trans foram baleadas na Região Metropolitana de Salvador, nos últimos 4 anos, e a vereadora Isabela Sousa (Cidadania) denunciou, nesta quinta-feira (09), a falta de ações do governo do Estado no combate ao que chamou de transfobia estrutural. Desde 2022, segundo o Instituto Fogo Cruzado, 11 mulheres trans foram mortas e 2 feridas.

“Só neste mês de setembro, duas mulheres trans foram assassinadas na RMS num intervalo de uma semana. É alarmante. Se olharmos o recorte racial, 89% das vítimas nos últimos anos eram negras. Isto evidencia a vulnerabilidade dessa parte da população no mapa da violência da Bahia”, alertou.

Para a edil, a gestão do PT baiano fecha os olhos quando o problema bate à sua porta. “A defesa de pautas identitárias é seletiva na gestão estadual. Em vez de encarar o problema de frente e buscar soluções, é capaz deles negarem os dados do instituto, como já fizeram”, afirmou Isabela.

O relatório de setembro do Instituto Fogo Cruzado revela ainda que 105 tiroteios foram registrados em Salvador e RMS. Destes, 51% ocorreram durante operações policiais. No mês passado, 93 pessoas foram mortas em decorrência da violência armada e 25 ficaram feridas.

Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados

TENDÊNCIA