Cidades
Aparecimento de jiboias em áreas urbanas exige atenção da população e ação rápida dos órgãos ambientais
No período chuvoso, as ocorrências de animais silvestres em áreas urbanas aumentam. Só ontem (16), o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), gerido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), recebeu três jiboias, somando aproximadamente 500 registros apenas em 2025.
A médica veterinária do CETAS, Joseana Araujo, explica que a jiboia é a principal espécie de serpente resgatada em áreas urbanas. “Nos últimos anos, temos observado um aumento de ocorrências na cidade, em grande parte devido ao desmatamento, que faz com que elas percam o habitat natural e procurem novos locais para se abrigar. Elas aparecem bastante no período quente, porém é no período de chuvas que há maior frequência de registros, já que os alagamentos expulsam os animais de seus abrigos”, relatou.
A médica veterinária Marta Calansans, também do CETAS, reforça que em caso de encontro com serpentes, peçonhentas ou não, a população nunca deve tentar capturar o animal por conta própria. “O correto é observar de uma distância segura e acionar o Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), da Guarda Civil Municipal (GCM), a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) ou o Disque Resgate do Inema. Capturar ou matar animal silvestre é crime ambiental previsto no Art. 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998)”, alertou.
Atuação integrada
Na última terça-feira (16), a Coppa foi acionada para resgatar uma jiboia que estava enrolada na fiação elétrica nas proximidades de uma escola. O animal foi retirado em segurança e encaminhado ao CETAS para receber os devidos cuidados.
A Comandante da Unidade, Ten Cel PM Érica Patrícia, destacou o investimento da Polícia Militar na capacitação de suas equipes para garantir resgates mais ágeis e seguros. “Nosso objetivo é preservar a integridade física do policial, da população e do próprio animal”, afirmou.
Disque Resgate
Encontrou animal silvestre ferido, longe de seu habitat natural, ou pretende fazer uma entrega voluntária? Solicite imediatamente o resgate através do WhatsApp do CETAS (71) 99661-3998.
Com unidades em Salvador e Cruz das Almas, o CETAS/Inema é responsável pelo resgate, tratamento e reabilitação de animais silvestres, até estarem aptos para serem devolvidos ao seu habitat natural.
-
Política5 meses atrásPrefeita sofre derrota política e vê Câmara derrubar seus vetos
-
Política6 meses atrásMoraes tem cartão de crédito bloqueado no Brasil após sanção dos EUA
-
Brasil4 meses atrásSTF manda devolver dinheiro pago a mais na conta de luz
-
Política9 meses atrásTiago Correia destaca avanço de Salvador na geração de emprego e critica estagnação da Bahia sob 20 anos de governos do PT
-
Política8 meses atrásCiro Gomes acusa Lula de liderar “engenharia social maligna” e transformar pobreza em “ativo financeiro” em vídeo divulgado neste sábado
-
Política9 meses atrásACM Neto aposta que ponte Salvador-Itaparica não sai no Governo do PT: ‘Só cheiro mole’
-
Esportes9 meses atrásCBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio
-
Policial6 meses atrásBahia lidera ranking nacional de grupos criminosos

