Cidades
FPC e MinC realizam roda de conversa “Política Estadual e Nacional do Livro e Leitura no contexto da PNAB”
Encontro reunirá bibliotecas, autores, dirigentes municipais, e representantes de feiras e festivais literários, membros das Academias de letras dos municípios e da Academia de letras da Bahia, para debater os rumos das políticas públicas para o setor
A Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli), realiza na quarta-feira, 13 de agosto de 2025, às 18h, a roda de conversa “Política Estadual e Nacional do Livro e Leitura no contexto da PNAB”. O encontro será realizado no Quadrilátero da Biblioteca Central do Estado da Bahia, nos Barris, em Salvador.
Para participar, é necessário realizar inscrição prévia por meio do formulário: https://forms.office.com/r/shbkFgrVvp. A entrada é gratuita.
O evento reunirá membros das Academias de letras dos municípios, membros da Academia de letras da Bahia, representantes de bibliotecas municipais e comunitárias, autores, dirigentes municipais, proponentes de feiras e festivais literários, representantes da Periferia Brasileira de Letras, além de outros agentes culturais com atuação destacada no campo do livro, da leitura e da literatura no estado.
A atividade tem como objetivo promover o diálogo e a articulação entre diferentes esferas da cadeia do livro, discutindo estratégias para a implementação e o fortalecimento das políticas públicas do setor à luz da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
“Uma satisfação promover esse momento de conversa sobre uma política cultural tão necessária para a Bahia e para o Brasil. Receber os agentes literários que atuam diretamente nos seus territórios para dialogar sobre as políticas públicas que estão sendo executadas e outras que estão em construção. Um encontro fundamental de diálogo, avaliação e construção”, afirma Sandro Magalhães, diretor-geral da Fundação Pedro Calmon.
A ação integra a agenda nacional de mobilização do MinC para a execução da PNAB, que prevê o repasse de recursos estruturantes a estados e municípios para o fomento à cultura em diversas linguagens, incluindo o livro, a leitura e a literatura.
“O Ministério da Cultura, por meio da Sefli, em parceria com a Secretaria de Cultura da Bahia e a Fundação Pedro Calmon, realiza este encontro com escritoras, escritores, organizadores de feiras e festivais literários — em especial na Bahia, que hoje possui o maior circuito de feiras literárias do país — além de bibliotecárias, bibliotecários e demais agentes da cadeia do livro, da leitura e da literatura. Este momento é fundamental para fortalecer o diálogo entre o governo federal e o governo estadual, articulando esforços em torno da Política Nacional do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. Com destaque para os investimentos viabilizados pela PNAB, buscamos garantir políticas públicas estruturantes, contínuas e conectadas com os territórios”, afirma Fabiano Piúba, secretário de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura do Ministério da Cultura.
O evento será também uma oportunidade para reforçar os vínculos entre a Política Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Bahia e as diretrizes federais, contribuindo para a consolidação de políticas públicas mais inclusivas e conectadas à realidade dos territórios.
-
Política5 meses atrásPrefeita sofre derrota política e vê Câmara derrubar seus vetos
-
Política6 meses atrásMoraes tem cartão de crédito bloqueado no Brasil após sanção dos EUA
-
Brasil4 meses atrásSTF manda devolver dinheiro pago a mais na conta de luz
-
Política9 meses atrásTiago Correia destaca avanço de Salvador na geração de emprego e critica estagnação da Bahia sob 20 anos de governos do PT
-
Política8 meses atrásCiro Gomes acusa Lula de liderar “engenharia social maligna” e transformar pobreza em “ativo financeiro” em vídeo divulgado neste sábado
-
Política9 meses atrásACM Neto aposta que ponte Salvador-Itaparica não sai no Governo do PT: ‘Só cheiro mole’
-
Esportes9 meses atrásCBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio
-
Policial6 meses atrásBahia lidera ranking nacional de grupos criminosos

