Cidades
Salvador bate recorde de vendas em 14 anos e tem estoque menor do que outras capitais
O mercado imobiliário de Salvador atingiu um marco histórico, impulsionado pela confiança do consumidor e pela forte demanda. Segundo a mais recente pesquisa divulgada pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA) para seus associados nesta quarta-feira (03), a capital baiana registrou o maior volume de vendas dos últimos 14 anos, superando a alta imobiliária de 2011.
No acumulado dos últimos 12 meses, Salvador comercializou 10.454 unidades, representando um crescimento de 41% em relação ao mesmo período do ano anterior. Analisando o primeiro semestre de 2025, o cenário também é positivo, com um aumento de 20% nas vendas de unidades verticais em comparação com o primeiro semestre de 2024.
O estoque de imóveis em Salvador, que atualmente soma 5.316 unidades, tem uma projeção de absorção em apenas 6 meses – um índice menor que a média nacional, de 7 meses e meio. O bom momento do setor, somado ao baixo estoque, contribuiu para uma valorização média de 14% nos preços dos imóveis, com destaque para as unidades compactas, que registraram uma alta de 20%, e os imóveis de super luxo, com valorização de 16%.
Cláudio Cunha, presidente da Ademi-BA, ressalta o momento positivo do mercado: “Esses números refletem a crescente segurança da sociedade em investir em imóveis, um ativo sólido e de longo prazo. Estamos testemunhando uma demanda robusta que nos impulsiona a pensar o setor com ainda mais foco em sustentabilidade e desenvolvimento urbano consciente, garantindo que o crescimento beneficie toda a cidade.”
Fabio Tadeu Araújo, CEO da Brain Inteligência Estratégica, empresa responsável pela pesquisa, aponta o diferencial da capital baiana: “Salvador está se apresentando de forma extremamente positiva quando comparada a outras capitais do país. A combinação de um mercado aquecido, com recordes de vendas e um estoque enxuto, demonstra a força e o potencial da cidade para o segundo semestre. As unidades studio e de 1/4, em particular, continuam a atrair compradores devido ao seu ticket médio mais acessível e à excelente localização que esses empreendimentos costumam oferecer. Observamos também um crescimento notável nas unidades de alto padrão, que alcançaram o maior percentual de vendas desde janeiro, representando 4,1% do total.”
A pesquisa da Ademi-BA consolida Salvador como um polo de atração para investimentos imobiliários, com um mercado dinâmico e promissor, focado na segurança e na valorização do patrimônio.
-
Política5 meses atrásPrefeita sofre derrota política e vê Câmara derrubar seus vetos
-
Política6 meses atrásMoraes tem cartão de crédito bloqueado no Brasil após sanção dos EUA
-
Brasil4 meses atrásSTF manda devolver dinheiro pago a mais na conta de luz
-
Política9 meses atrásTiago Correia destaca avanço de Salvador na geração de emprego e critica estagnação da Bahia sob 20 anos de governos do PT
-
Política8 meses atrásCiro Gomes acusa Lula de liderar “engenharia social maligna” e transformar pobreza em “ativo financeiro” em vídeo divulgado neste sábado
-
Política9 meses atrásACM Neto aposta que ponte Salvador-Itaparica não sai no Governo do PT: ‘Só cheiro mole’
-
Policial6 meses atrásBahia lidera ranking nacional de grupos criminosos
-
Esportes9 meses atrásCBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio

