Conecte-se Conosco
 

Esportes

EUA avaliam sanções que podem atingir Seleção Brasileira às vésperas da Copa

Publicado

em

Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

O clima de tensão entre Estados Unidos e Brasil pode chegar ao futebol. Segundo informações do Diário do Poder, congressistas americanos discutem a possibilidade de cancelar os vistos de toda a delegação da Seleção Brasileira pouco antes da Copa do Mundo de 2026.

A medida chegou a ser cogitada no início da crise diplomática e voltou ao debate após novas sanções impostas ao Brasil em razão de suas relações comerciais com a Rússia. No entanto, parlamentares mais experientes em Washington alertam que uma decisão nesse sentido poderia fortalecer politicamente o que eles chamam de “regime autoritário” brasileiro, alvo frequente de críticas do ex-presidente Donald Trump.

A Fifa também deve ter peso nesse cenário. A entidade, cujo presidente mantém boa relação com Trump, tradicionalmente evita que seleções sejam impedidas de participar por motivos políticos — mesmo em países com governos considerados ditatoriais.

Ainda assim, parte do movimento MAGA pressiona por medidas mais duras. Para eles, as sanções aplicadas até agora não foram suficientes e seria necessário adotar ações que “doam mais” para o Brasil.

O imbróglio ganha importância extra porque a Copa de 2026 será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá, com a maior parte das partidas em solo americano. A CBF, inclusive, já negocia a instalação da base da Seleção na Flórida durante a competição.

No campo econômico, as pressões também se intensificam. O Brasil já sofreu a imposição de uma tarifa de 50% sobre o diesel, e há expectativa de punições adicionais.

Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados

TENDÊNCIA