Conecte-se Conosco
 

Mundo

Maduro mobiliza 4,5 milhões de milicianos em resposta às pressões dos EUA

Publicado

em

Foto: Raffa Neddermeyer/Agência Brasil

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta segunda-feira (18) a convocação de aproximadamente 4,5 milhões de milicianos armados em todo o país. Segundo ele, a medida visa reforçar a defesa nacional diante da “renovação das ameaças extravagantes e bizarras” dos Estados Unidos. A informação foi divulgada pela AFP e repercutida pela France24.
Conexão Política

A estrutura militar mobilizada inclui milícias que, conforme Maduro, estão “preparadas, ativadas e armadas”, com funções específicas para garantir a cobertura de todo o território venezuelano. A milícia bolivariana, criada no início dos anos 2000 por Hugo Chávez, já está formalmente integrada à Força Armada Nacional Bolivariana (FANB). O país conta oficialmente com cerca de 5 milhões de reservistas, num universo populacional de aproximadamente 30 milhões de habitantes.
Conexão Política

Essa declaração surge em meio à intensificação das sanções norte-americanas. Em julho, os EUA elevaram para US$ 50 milhões a recompensa por informações que possam levar à prisão ou condenação de Maduro. De acordo com a Procuradoria-Geral americana, já foram bloqueados mais de US$ 700 milhões em bens ligados ao ditador venezuelano, incluindo dois jatos particulares e nove veículos de luxo.
Conexão Política

Além disso, investigações norte-americanas atribuem a Maduro e seus aliados envolvimento em narcoterrorismo, tráfico internacional de drogas e operações armadas em apoio a organizações criminosas. Parte das evidências aponta a interceptação de cerca de 30 toneladas de cocaína, parte da qual estava misturada com fentanil. O governo dos EUA também acusa Maduro de integrar o chamado Cartel de Los Soles, considerado uma organização terrorista por Washington.

Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados

TENDÊNCIA