Conecte-se Conosco
 

Brasil

Morreu Luis Fernando Veríssimo, ícone da crônica brasileira, aos 88 anos

Publicado

em

Foto: © Unesp/Divulgação

Faleceu, nesta sábado, 30 de agosto de 2025, em Porto Alegre, o escritor Luis Fernando Veríssimo, aos 88 anos. Ele estava internado há três semanas na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Moinhos de Vento, em decorrência de uma pneumonia, agravada por Parkinson, problemas cardíacos — incluindo um marca-passo implantado em 2016 — e sequelas de um AVC sofrido em 2021.

Natural de Porto Alegre e filho do também renomado escritor Érico Veríssimo, Luis Fernando construiu uma carreira marcada pela versatilidade: atuou como cronista, humorista, dramaturgo, cartoonista, roteirista, tradutor e músico — inclusive tocando saxofone. Publicou mais de 80 obras, com personagens icônicos como Analista de Bagé, Ed Mort, Velhinha de Taubaté e a satírica Família Brasil. Sua produção literária marcou gerações, tornando-o um dos autores brasileiros contemporâneos mais populares e influentes.

Sua escrita, sempre permeada por humor refinado e crítica social, fez dele um dos principais cronistas do país. Veríssimo participou ativamente do cenário cultural por décadas, mantendo colunas em jornais, lançando compilações de crônicas e contribuindo para adaptações na televisão e nos quadrinhos.

Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados

TENDÊNCIA