Cidades
Prefeitura entrega 100 imóveis no Alto do Coqueirinho e alcança 400 casas reformadas pelo Morar Melhor no bairro

O Morar Melhor, programa habitacional da Prefeitura de Salvador voltado para famílias que enfrentam problemas estruturais em suas casas, entregou, nesta segunda-feira (19), mais 100 imóveis requalificados no Alto do Coqueirinho. Essa foi a terceira vez que o projeto contemplou o bairro, totalizando 400 residências beneficiadas.
Durante o ato de entrega das casas, o prefeito Bruno Reis lembrou que ter um imóvel em boas condições impacta positivamente em outras áreas da vida e eleva a autoestima dos seus moradores. “Quando a gente mora melhor, trabalha melhor. Quando a gente mora melhor, as crianças têm melhores condições para estudar. Porque, para o ser humano, não há nada mais sagrado do que a sua casa. A casa é o lugar onde a gente educa os filhos, onde a gente descansa para voltar ao trabalho no dia seguinte”, comentou o gestor.
Uma das famílias que viu a casa transformada foi a de Lindalva Conceição Rodrigues, de 55 anos, moradora da comunidade há mais de quatro décadas. Mãe de 10 filhos e avó de 22 netos, ela vive com sete familiares em um imóvel que apresentava falhas na estrutura. O telhado anteriormente em más condições facilitava que os cômodos ficassem alagados em dias de chuva. Em um dia chuvoso, ela perdeu parte dos seus móveis.
“Eu lutei muito para construir essa casa, mas eu nunca consegui deixá-la arrumada porque faltava condições financeiras. Eu passava as noites acordada, molhava muito a sala, perdi muito móveis, como sofá e televisão, por causa da pingueira. Era muita pingueira”, recorda Lindalva, que trabalha vendendo pasteis no bairro.
Ainda de acordo com a moradora, o chão da sala tinha buracos e a umidade decorrente das infiltrações causava mofo nas paredes, o que desencadeou problemas respiratórios em parte da família. Agora, o imóvel conta com um novo telhado. Além disso, a casa ganhou reboco, houve troca de portas, janelas e esquadrias e o banheiro foi totalmente requalificado.
“Hoje eu me sinto uma mulher realizada. Não só por mim, mas pela minha filha, pelos meus netos. Porque era tudo molhado, era tudo lama. Não tinha conforto pra dormir, nem pra sentar direito. Não tinha nem como ficar no chão, que era cheio de buraco. Trocaram o telhado, rebocaram, pintaram. Meu banheiro agora é o banheiro dos meus sonhos. Eu achava que nunca ia ter um banheiro desse. E hoje eu tenho: com vaso, com descarga, com piso”, detalha.
Rosa Lorena Rodrigues, de 27 anos, uma das filhas de Lindalva, afirma que a requalificação da casa representa uma transformação para a sua família. Ela e os irmãos sonhavam em reformar o imóvel, mas não tinham condições para transformar o espaço. “Tentávamos ajudar minha mãe, mas sempre que tentávamos, não conseguíamos. Apareciam outras prioridades, filhos e responsabilidades de casa”, disse.
“Hoje estamos realizadas, porque agora minha mãe vai poder viver melhor, com conforto, ainda mais agora que ela já tem 56 anos. Nós, filhos, não iríamos conseguir fazer isso por ela. Pra mim, o Morar Melhor transformou 100% a vida da minha mãe, só de dar a ela uma qualidade de vida melhor”, completou a jovem.
Segundo o prefeito, a história de Lindalva se parece com a de outras tantas famílias que vivem em condições habitacionais precárias, mas que sonham em viver com mais dignidade e segurança. “O depoimento de Dona Lindalva é muito parecido com os demais moradores que têm suas vidas transformadas pelo Morar Melhor: emocionante, verdadeiro e forte. Mudamos a vida dela, sem precisar mudar o endereço. Ela continua aqui, no bairro onde tem vizinhos, amigos de uma vida inteira, mantendo seus costumes, suas tradições’’, finalizou o gestor.
O Morar Melhor completa 10 anos de atuação neste ano. Desde então, mais de 55 mil residências passaram por melhorias. Desde 2021, mais de 21 mil imóveis receberam benfeitorias como pintura de áreas internas e externas, reboco, substituição de telhados, melhorias nas instalações elétricas, construção ou adequação de cozinhas e banheiros, além de revestimento de pisos e tetos.
-
Política1 semana atrás
Moraes tem cartão de crédito bloqueado no Brasil após sanção dos EUA
-
Política3 meses atrás
Tiago Correia destaca avanço de Salvador na geração de emprego e critica estagnação da Bahia sob 20 anos de governos do PT
-
Política3 meses atrás
ACM Neto aposta que ponte Salvador-Itaparica não sai no Governo do PT: ‘Só cheiro mole’
-
Política3 meses atrás
Ciro Gomes acusa Lula de liderar “engenharia social maligna” e transformar pobreza em “ativo financeiro” em vídeo divulgado neste sábado
-
Esportes3 meses atrás
CBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio
-
Notícias3 meses atrás
FPI do Rio São Francisco inicia 51ª etapa na Bahia com evento de abertura em Bom Jesus da Lapa
-
Cidades4 meses atrás
Prefeitura encaminha à Câmara projeto da LDO para 2026 com previsão de receitas de R$ 13,1 bilhões
-
Cidades3 meses atrás
”Rodovia da lama”: Alan Sanches denuncia abandono da BA-274 – Transouricana; rota virou alternativa após interdição da ponte do Rio Jequitinhonha