Conecte-se Conosco
 

Política

ACM Neto lidera corrida ao governo da Bahia; Jerônimo vende resistência, diz pesquisa Quaest

Publicado

em

Foto: Sivanildo Fernandes/DEM e Wikimedia Commons

Uma nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (22) mostra o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), na liderança das intenções de voto para o governo da Bahia em 2026, com 41%. O atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT), aparece em segundo lugar, com 34%. Outras candidaturas, como João Roma (PL), Kleber Rosa (PSOL) e José Aleluia (Novo), não ultrapassam 5% no levantamento. 

O levantamento consultou 1.200 eleitores entre 13 e 17 de agosto, com margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. 

O desempenho de Neto é mais forte entre mulheres (44%), eleitores entre 16 e 50 anos (44% e 45%), pessoas com ensino médio ou superior, principais faixas de renda e evangélicos (46%). Já o governador Jerônimo tem maior apoio entre homens (40%), eleitores com mais de 51 anos (44%), com menor escolaridade (41%), que ganham até 2 salários mínimos (40%) e entre católicos (43%). 

Além das intenções de voto, outra pesquisa da Quaest mostra que 48% dos baianos acreditam que Jerônimo não merece reeleição, contra a mesma proporção que acha que ele merece ou defenderia um sucessor. O índice de aprovação do governo continua expressivo, em 59%, mas apresenta queda em várias áreas — especialmente na segurança pública, que registra piora perceptível. 

Recomendados

TENDÊNCIA