Conecte-se Conosco
 

Economia

Banco do Brasil elabora plano de contingência diante de possível escalada de sanções dos EUA

Publicado

em

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Banco do Brasil (BB) está preparando medidas para enfrentar eventuais sanções financeiras adicionais dos Estados Unidos, motivadas pela aplicação da Lei Magnitsky ao ministro do STF, Alexandre de Moraes. O objetivo é proteger tanto os clientes, como o próprio banco, caso aumentem as restrições.

Entre as ações em estudo, o BB está consultando escritórios de advocacia nos Estados Unidos e revisando procedimentos com apoio técnico do governo brasileiro para entender como o monitoramento financeiro norte-americano opera.

O banco possui cerca de 50 mil clientes nos EUA, com escritórios em Nova York e Miami, e estuda a possibilidade de desviar parte das transações em dólar para outras unidades no exterior. Esses movimentos ainda exigiriam reportes ao Federal Reserve.

A medida ocorre poucos dias após o Departamento do Tesouro dos EUA, via OFAC, ter enviado questionamentos a grandes bancos brasileiros — incluindo o BB — sobre como estão cumprindo as sanções impostas a Moraes.

O BB reforçou que segue estritamente os marcos legais e regulatórios nacionais e internacionais e que suas operações operam “dentro do marco legal, regulatório e ético”, observando normas brasileiras e estrangeiras em sua atuação internacional.

Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados

TENDÊNCIA