Conecte-se Conosco
 

Política

Davi Alcolumbre anuncia instalação da CPMI do INSS para a próxima semana

Publicado

em

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou nesta quarta-feira (13) que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a investigar fraudes bilionárias no INSS será formalmente instalada na semana que vem, sem possibilidade de novo adiamento.

Alcolumbre explicou que conversou com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que se comprometeu a concluir hoje a indicação dos deputados que farão parte da CPMI, tornando possível a instalação imediata.

O comando ficará com o senador Omar Aziz (PSD-AM), enquanto a relatoria será desempenhada por um deputado, escolhido quando a comissão se reunir pela primeira vez.

A composição será igualitária, com 15 deputados e 15 senadores titulares, e seus respectivos suplentes, e a CPMI terá 180 dias para concluir os trabalhos.

Embora o governo Lula tenha tentado evitar a criação da comissão — com a ministra Gleisi Hoffmann articulando contra a CPI em maio —, a oposição conseguiu viabilizar o colegiado. Há a expectativa de que a relatoria caia para algum parlamentar do Partido Liberal (PL).

A investigação parlamentar virá em resposta a indícios de desvios que podem chegar a R$ 6,3 bilhões, referentes a descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024, conforme aponta apuração da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU).

Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados

TENDÊNCIA