Política
Deputado Rosemberg Pinto realiza Sessão Especial em homenagem aos 25 anos da morte de Paulo Jackson
Reverenciando a memória do ex-deputado Paulo Jackson (PT) – morto há 25 anos em um trágico acidente de ônibus – o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Rosemberg Pinto (PT) realiza nesta segunda-feira, dia 19, às 15 horas, uma Sessão Especial no Plenário da Casa.
“Infelizmente, não cheguei a conviver com o combativo correligionário no Legislativo, mas o conheci no Partido dos Trabalhadores e no movimento sindical, onde fomos forjados politicamente. No tributo que faremos, o legado de Paulo Jackson como militante estudantil, sindicalista, líder político, amigo e pai de família será lembrado”, disse Rosemberg.
Currículo – Nascido no município de Caetité em 1952, Paulo formou-se em Engenharia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Como resultado de lutas para a universalidade da água, levantou o Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto (Sindae), do qual foi presidente. Em 1990, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), no mesmo ano disputou as eleições, ficando na suplência até a efetivação após o pleito municipal de 1992, quando o então deputado Geraldo Simões venceu as eleições para a prefeitura de Itabuna – a primeira cidade de médio porte administrada pelo partido na Bahia. Dessa forma, ele assumiu permanentemente o mandato parlamentar na Alba no início do ano seguinte.
Líder da bancada de seu partido em 1995, reelegeu-se sucessivamente até o falecimento em 2000, quando um trágico acidente de ônibus na Estrada do Feijão, próximo a Morro do Chapéu, ceifou-lhe a vida, quando ia para uma reunião em Gentil do Ouro – onde fica a barragem de Mirorós – sobre uso da água.
Homenagens – Jackson foi destaque em Plenário” e “Melhor Líder Partidário”, eleito pelo Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa, que era formado por jornalistas de rádio, televisão e jornais que acompanhavam o trabalho dos parlamentares. No ano 2000, o espaço destinado às galerias da Alba (local para o púbico acompanhar as sessões) foi batizado com o seu nome, assim como a entidade mantenedora da TV Alba, a Fundação Paulo Jackson; na cidade de Itamaraju o parlamentar dá nome a uma escola; a estação ecológica e de tratamento “Bahia Azul”, em Salvador, foi renomeada e passou a se chamar Parque Deputado Paulo Jackson; a professora Joandina Maria de Carvalho escreveu o livro “Um oposicionista na Política da Bahia”, agraciando a memória do parlamentar.
Morto com apenas 48 anos de idade, Paulo deixou viúva Suzana, e órfãos dois filhos: Daniel e André.
-
Política5 meses atrásPrefeita sofre derrota política e vê Câmara derrubar seus vetos
-
Política6 meses atrásMoraes tem cartão de crédito bloqueado no Brasil após sanção dos EUA
-
Brasil4 meses atrásSTF manda devolver dinheiro pago a mais na conta de luz
-
Política9 meses atrásTiago Correia destaca avanço de Salvador na geração de emprego e critica estagnação da Bahia sob 20 anos de governos do PT
-
Política8 meses atrásCiro Gomes acusa Lula de liderar “engenharia social maligna” e transformar pobreza em “ativo financeiro” em vídeo divulgado neste sábado
-
Política9 meses atrásACM Neto aposta que ponte Salvador-Itaparica não sai no Governo do PT: ‘Só cheiro mole’
-
Policial6 meses atrásBahia lidera ranking nacional de grupos criminosos
-
Esportes9 meses atrásCBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio

