Política
Edson Fachin assume presidência do STF em meio a crise institucional e pressão externa
O ministro Edson Fachin toma posse nesta segunda-feira (29), às 16h, como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), sucedendo Luís Roberto Barroso. A mudança ocorre em momento de tensão política, com embates entre o Judiciário e o Congresso, e cobranças internacionais.
Fachin assume com Alexandre de Moraes como vice-presidente da Corte, protagonista nos últimos anos das disputas jurídicas envolvendo poderes constitucionais.
A nova gestão enfrentará resistência de parte do Congresso, que acusa o Supremo de ativismo legislativo, e críticas vindas do exterior — notadamente dos Estados Unidos — por decisões ligadas ao controle de empresas de tecnologia e liberdade de expressão.
Entre os grandes desafios de Fachin está a articulação do STF diante da onda de projetos de anistia para envolvidos nos atos de 8 de janeiro, da tentativa de interferência do Legislativo e de pressões diplomáticas.
Durante seu mandato, Fachin não deverá interferir diretamente nos julgamentos já iniciados pela Primeira Turma, mas poderá pautar no plenário discussões sobre constitucionalidade de leis propostas, inclusive a que trate de anistia ou redução de penas.
-
Política5 meses atrásPrefeita sofre derrota política e vê Câmara derrubar seus vetos
-
Política6 meses atrásMoraes tem cartão de crédito bloqueado no Brasil após sanção dos EUA
-
Brasil4 meses atrásSTF manda devolver dinheiro pago a mais na conta de luz
-
Política9 meses atrásTiago Correia destaca avanço de Salvador na geração de emprego e critica estagnação da Bahia sob 20 anos de governos do PT
-
Política8 meses atrásCiro Gomes acusa Lula de liderar “engenharia social maligna” e transformar pobreza em “ativo financeiro” em vídeo divulgado neste sábado
-
Política9 meses atrásACM Neto aposta que ponte Salvador-Itaparica não sai no Governo do PT: ‘Só cheiro mole’
-
Policial6 meses atrásBahia lidera ranking nacional de grupos criminosos
-
Esportes9 meses atrásCBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio

