Política
Embate entre Barroso e Fux marca sessão do STF
Na sessão desta quinta-feira (14) no Supremo Tribunal Federal, o presidente da Corte, Luiz Roberto Barroso, protagonizou uma intensa discussão com o ministro Luiz Fux. O foco do embate: a mudança de relatoria da ação que analisava a constitucionalidade da cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre remessas ao exterior. Fux reclamou da substituição; Barroso o acusou de não ser “fiel aos fatos”.
A ação foi julgada constitucional pelo plenário, e, apesar de Fux ainda decorrer da relatoria, o papel foi repassado a Flávio Dino — procedimento habitual no STF em casos de divergência.
Barroso rebateu as críticas, afirmando que removê-lo da relatoria, mesmo com “vencimento mínimo”, era uma medida inédita: “Nunca houve essa heterodoxia de se retirar o relator…”, declarou. Ele afirmou que ofereceu a Fux a continuidade do cargo com ajustes, mas que o ministro recusou.
Fux, por sua vez, classificou a mudança como pontual e questionou a necessidade da troca. Ao ser confrontado, Barroso insistiu que fez o convite para que Fux permanecesse à frente do caso.
Ainda houve tentativa de Gilmar Mendes de apaziguar a situação, mas Fux reiterou que “não queria deixar passar isso”, provocando o encerramento da sessão por Barroso.
-
Política5 meses atrásPrefeita sofre derrota política e vê Câmara derrubar seus vetos
-
Política6 meses atrásMoraes tem cartão de crédito bloqueado no Brasil após sanção dos EUA
-
Brasil4 meses atrásSTF manda devolver dinheiro pago a mais na conta de luz
-
Política9 meses atrásTiago Correia destaca avanço de Salvador na geração de emprego e critica estagnação da Bahia sob 20 anos de governos do PT
-
Política8 meses atrásCiro Gomes acusa Lula de liderar “engenharia social maligna” e transformar pobreza em “ativo financeiro” em vídeo divulgado neste sábado
-
Política9 meses atrásACM Neto aposta que ponte Salvador-Itaparica não sai no Governo do PT: ‘Só cheiro mole’
-
Esportes9 meses atrásCBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio
-
Policial6 meses atrásBahia lidera ranking nacional de grupos criminosos

