Política
Flávio Dino esclarece que apenas tribunais internacionais têm aplicação imediata no Brasil
O ministro Flávio Dino, do STF, detalhou em novo despacho, nesta terça-feira (19), a extensão de sua decisão anterior que barrou a aplicação automática de sanções e decisões judiciais estrangeiras no Brasil. Ele destacou que essa restrição não se aplica aos tribunais internacionais reconhecidos pelo Brasil, cujas decisões são válidas imediatamente no país.
O magistrado explicou que a medida segue em vigor especificamente para normas, atos administrativos, ordens judiciais ou executivas emitidas por tribunais de outros países, as quais só podem produzir efeitos no Brasil se passarem pelo crivo da Justiça nacional, de acordo com os trâmites legais de cooperação judicial.
Entretanto, Flávio Dino ressalta que órgãos judiciais internacionais cujas competências foram definidas em tratados incorporados ao Direito brasileiro, como a Corte Interamericana de Direitos Humanos, têm eficácia imediata em território nacional após reconhecimento formal.
-
Política5 meses atrásPrefeita sofre derrota política e vê Câmara derrubar seus vetos
-
Política6 meses atrásMoraes tem cartão de crédito bloqueado no Brasil após sanção dos EUA
-
Brasil4 meses atrásSTF manda devolver dinheiro pago a mais na conta de luz
-
Política9 meses atrásTiago Correia destaca avanço de Salvador na geração de emprego e critica estagnação da Bahia sob 20 anos de governos do PT
-
Política8 meses atrásCiro Gomes acusa Lula de liderar “engenharia social maligna” e transformar pobreza em “ativo financeiro” em vídeo divulgado neste sábado
-
Política9 meses atrásACM Neto aposta que ponte Salvador-Itaparica não sai no Governo do PT: ‘Só cheiro mole’
-
Esportes9 meses atrásCBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio
-
Policial6 meses atrásBahia lidera ranking nacional de grupos criminosos

