Conecte-se Conosco
 

Política

Juiz que atuou com Moraes no STF relata exaustão e pressão extrema em áudio vazado

Publicado

em

Foto: Reprodução/YouTube STF

Um áudio atribuído ao desembargador Airton Vieira — que atuou como juiz auxiliar do ministro Alexandre de Moraes no STF entre 2018 e março de 2025 — revela um quadro de intenso desgaste físico, emocional e psicológico enfrentado por ele durante o período no gabinete, conforme apurado pela Gazeta do Povo.

Na gravação, que teria sido enviada em 14 de janeiro de 2023 ao então chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE, Eduardo Tagliaferro, Vieira desabafa de forma dramática: “A coisa está feia […] não aguento mais, fisicamente, psicologicamente nem emocionalmente. Não durmo em paz, perdi completamente a higidez mental, o pouco que me restava.”

Ele também relata que as exigências intensificaram-se e afetaram seu convívio familiar. “Achei que a pressão diminuiria, mas aumentou exponencialmente. Estou constrangido de sair agora, justamente no pior momento. Isso seria desagradável e eu não faria. Está muito difícil”, declarou o magistrado.

Vieira acrescentou que sua família sofreu de maneira significativa por conta das exigências do trabalho: “Minha família está extremamente prejudicada […] cobranças por todo lado, o que falamos não tem crédito, e tudo precisa ser pronto imediatamente.”

A Gazeta do Povo tentou contato com Airton Vieira tanto no Tribunal de Justiça de São Paulo — onde ele exerce atualmente — quanto no STF, mas não obteve resposta até o momento.

Vale lembrar que Vieira já teve seu nome envolvido em reportagens sobre o caso “Vaza Toga”, em que foi ligado a orientações para manipular relatórios e justificar prisões ou bloqueios de conteúdo — um esquema que teria sido conduzido informalmente em nome da censura extrajudicial.

Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados

TENDÊNCIA