Política
Moraes solicita a Zanin que agende julgamento de Bolsonaro e outros sete réus pelo suposto golpe
O ministro Alexandre de Moraes formalizou, nesta quinta-feira (14), um pedido ao presidente da Primeira Turma do STF, Cristiano Zanin, para que seja marcada a data do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete acusados no inquérito que apura uma suposta conspiração para instaurar um golpe de Estado.
O pedido segue o término do prazo legal para alegações finais, concluído na quarta-feira (13). Entre os acusados está o tenente-coronel Mauro Cid, que apresentou sua defesa antecipadamente por ser o delator do caso.
No despacho, Moraes escreveu que “considerando o encerramento da instrução processual, o cumprimento de todas as diligências deferidas, e a apresentação de alegações finais pela PGR e por todos os réus”, solicita que sejam definidas datas para realização de um julgamento presencial.
A ação penal envolve o “núcleo 1” da trama, composto por:
- Jair Bolsonaro
- Walter Braga Netto
- Alexandre Ramagem
- Almir Garnier
- Anderson Torres
- Augusto Heleno
- Paulo Sérgio Nogueira
- Mauro Cid
A expectativa dentro do STF é de que o julgamento aconteça em setembro, na Primeira Turma formada por Cristiano Zanin, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Flávio Dino e o relator Alexandre de Moraes.
Caso haja condenação, os réus podem ser punidos por diversos crimes graves, incluindo tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e destruição de patrimônio tombado — penas que somadas podem ultrapassar 40 anos de prisão.
-
Política5 meses atrásPrefeita sofre derrota política e vê Câmara derrubar seus vetos
-
Política6 meses atrásMoraes tem cartão de crédito bloqueado no Brasil após sanção dos EUA
-
Brasil4 meses atrásSTF manda devolver dinheiro pago a mais na conta de luz
-
Política9 meses atrásTiago Correia destaca avanço de Salvador na geração de emprego e critica estagnação da Bahia sob 20 anos de governos do PT
-
Política8 meses atrásCiro Gomes acusa Lula de liderar “engenharia social maligna” e transformar pobreza em “ativo financeiro” em vídeo divulgado neste sábado
-
Política9 meses atrásACM Neto aposta que ponte Salvador-Itaparica não sai no Governo do PT: ‘Só cheiro mole’
-
Esportes9 meses atrásCBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio
-
Policial6 meses atrásBahia lidera ranking nacional de grupos criminosos

