Política
Olívia denuncia Prefeitura de Feira de Santana ao MP por exposição de dados sigilosos
A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) protocolou uma representação no Ministério Público da Bahia contra a Prefeitura de Feira de Santana após a divulgação indevida de dados sigilosos de mais de 600 pessoas vivendo com HIV, fibromialgia e anemia falciforme.
Segundo a parlamentar, o caso exige não apenas reparação por danos morais coletivos, mas também a adoção imediata de protocolos de proteção de dados no âmbito municipal, a fim de impedir a repetição de práticas ilícitas.
“É fundamental que essa quebra de sigilo seja apurada e que haja reparação dos danos morais, pois a exposição de informações asseguradas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) aprofunda estigmas e preconceitos já enfrentados pela população atingida”, afirmou Olívia Santana.
A exposição ocorreu por meio da Portaria nº 19/2025, publicada no Diário Oficial do último sábado (20) pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. O documento tratava da suspensão do benefício do passe livre no transporte coletivo urbano, conforme decisão judicial. No entanto, de forma indevida, a publicação trouxe a lista nominal das pessoas afetadas.
Após a repercussão negativa, a prefeitura retirou a lista do ar e divulgou nota informando a abertura de sindicância interna para apurar responsabilidades.
Para Olívia, “pedir desculpas não basta”. Na representação ao Ministério Público, ela solicita reparação pelos danos morais coletivos e a criação de protocolos de segurança para evitar novos episódios. “É necessária a implementação de protocolos de proteção de dados no âmbito municipal para assegurar a não repetição da prática ilícita”, reforçou.
A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018) determina que, mesmo na administração pública, o compartilhamento de informações pessoais deve respeitar critérios de transparência, segurança e finalidade específica.
Com a representação protocolada, o caso segue sob análise do Ministério Público. A deputada reafirma seu compromisso de acompanhar as investigações e lutar por justiça, reparação às vítimas e medidas que garantam a dignidade e o sigilo da população vulnerável.
-
Política5 meses atrásPrefeita sofre derrota política e vê Câmara derrubar seus vetos
-
Política6 meses atrásMoraes tem cartão de crédito bloqueado no Brasil após sanção dos EUA
-
Brasil4 meses atrásSTF manda devolver dinheiro pago a mais na conta de luz
-
Política9 meses atrásTiago Correia destaca avanço de Salvador na geração de emprego e critica estagnação da Bahia sob 20 anos de governos do PT
-
Política8 meses atrásCiro Gomes acusa Lula de liderar “engenharia social maligna” e transformar pobreza em “ativo financeiro” em vídeo divulgado neste sábado
-
Política9 meses atrásACM Neto aposta que ponte Salvador-Itaparica não sai no Governo do PT: ‘Só cheiro mole’
-
Policial6 meses atrásBahia lidera ranking nacional de grupos criminosos
-
Esportes9 meses atrásCBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio

