Conecte-se Conosco
 

Política

Oposição nega conchavo na CPMI do INSS, mas evita votar convocação do irmão de Lula

Publicado

em

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Apesar das afirmações oficiais, o cenário em Brasília revela outro enredo: o irmão do presidente Lula, José Ferreira da Silva — conhecido como “Frei Chico” — é evitado na rotação de convocações da CPMI do INSS. O Diário do Poder levantou que opositores alegam não haver um acordo explícito para blindá-lo, mas, na prática, não levaram adiante os requerimentos para sua convocação.

No ambiente da comissão, o entendimento entre parlamentares — oposição e governo — foi que apenas presidentes de entidades investigadas fossem inicialmente chamados. Como Frei Chico ocupa a vice-presidência de uma delas, sua convocação ficou fora do escopo. O documento do plano de trabalho, coordenado pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG) e o relator Alfredo Gaspar (União-AL), foi aprovado sob o argumento de se evitar deliberação política prematura.

Para além doos oficiais, parlamentares da oposição reclamam que a suposta blindagem foi aceita estrategicamente — garantindo agilidade na aprovação de outros requerimentos. O deputado Eduardo Girão (Novo-CE) chegou a desqualificar o suposto conchavo como “fake news”, mas não apresentou propostas formais sobre Frei Chico.

Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados

TENDÊNCIA