Política
Solla homenageia 15 anos do Hospital do Subúrbio com Sessão Solene na Câmara
Quinze anos após inaugurar o Hospital do Subúrbio (HS) como secretário da Saúde da Bahia, o deputado federal Jorge Solla (PT-BA) homenageou o 15o aniversário da unidade hospitalar com uma Sessão Solene, em Brasília, nesta terça-feira (30).
A solenidade foi realizada no Plenário da Câmara dos Deputados, com as presenças de parlamentares, autoridades e convidados que participaram do processo de viabilização da primeira unidade hospitalar no regime de Parceria Público-Privada (PPP) no Brasil.
Entre os convidados, estavam o subsecretário da Saúde da Bahia, Paulo Barbosa, que representou o governador Jerônimo Rodrigues e a secretária Roberta Santana; e o secretário Especial do PPI da Casa Civil, Marcus Cavalcanti, representando o ministro Rui Costa.
Ainda, o diretor-presidente da Prodal, que administra a concessão do hospital, Jorge Oliveira; o gerente médico da unidade, Gabriel Cunha; o secretário especial de assuntos federativos da SRI, Júlio Pinheiro; e o chefe da assessoria parlamentar do MinC, Amauri Teixeira.
Humanização na saúde
No seu discurso, Solla destacou a aposta do então governador, hoje senador, Jaques Wagner, no pioneirismo para implantar a primeira PPP em saúde no país. “Um marco, um sonho, um modelo inovador, com a agilidade da gestão privada mas com a alma do SUS”, iniciou.
Solla ressaltou que o HS surgiu para preencher uma lacuna histórica, não apenas no subúrbio, mas em Salvador, que não construía um hospital público havia duas décadas. “Isso levou não só atendimento em urgência e emergência, mas desenvolvimento para a região”, diz.
Ao longo da fala, Solla destacou os números da unidade no período: mais de um milhão de atendimentos, cerca de 200 mil internações, mais de 60 mil procedimentos, mais de dez milhões de exames, 313 leitos (70 de UTI) e mais de 1.800 profissionais de diversas áreas.
A excelência na prestação do serviço, continua Solla, levou ao reconhecimento da unidade, premiada tanto nacional quanto internacionalmente pela OMS, ONU e Opas. “Nada disso seria possível sem o atendimento humanizado de toda a equipe profissional”, salientou.
Excelência
“A iniciativa do governo da Bahia permitiu comprovar que o setor privado pode contribuir para a assistência do SUS”, afirmou Jorge Oliveira. “Essa integração pode ser muito benéfica para a população, sobretudo com o empenho de nossos colaboradores”, emendou.
O subsecretário Paulo Barbosa destacou a coragem de Solla para lutar pela implantação do HS. “A experiência do Subúrbio traz números fantásticos, baseada num modelo de gestão que funciona e resulta em indicadores qualitativos muito expressivos, de excelência”, disse.
-
Política5 meses atrásPrefeita sofre derrota política e vê Câmara derrubar seus vetos
-
Política6 meses atrásMoraes tem cartão de crédito bloqueado no Brasil após sanção dos EUA
-
Brasil4 meses atrásSTF manda devolver dinheiro pago a mais na conta de luz
-
Política9 meses atrásTiago Correia destaca avanço de Salvador na geração de emprego e critica estagnação da Bahia sob 20 anos de governos do PT
-
Política8 meses atrásCiro Gomes acusa Lula de liderar “engenharia social maligna” e transformar pobreza em “ativo financeiro” em vídeo divulgado neste sábado
-
Política9 meses atrásACM Neto aposta que ponte Salvador-Itaparica não sai no Governo do PT: ‘Só cheiro mole’
-
Policial6 meses atrásBahia lidera ranking nacional de grupos criminosos
-
Esportes9 meses atrásCBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio

