Política
STF autoriza retomada da Operação El Patrón contra deputado Binho Galinha
O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e determinou a continuidade da Operação El Patrón, que investiga o deputado estadual Kleber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha (PRD). A decisão foi proferida na sexta-feira (8) pelo ministro Cristiano Zanin.
Deflagrada em 2023, a operação apura a atuação de um grupo criminoso suspeito de envolvimento com lavagem de dinheiro proveniente de agiotagem, jogo do bicho, receptação qualificada e desmanche de veículos.
Em junho deste ano, o STJ havia suspenso os efeitos da operação, alegando falhas na obtenção de provas. Entre os pontos questionados estava o uso de relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sem autorização judicial, o que, segundo a corte, configuraria violação de garantias constitucionais.
Na nova decisão, Zanin reafirmou a legalidade do uso desses relatórios, lembrando que o próprio STF já decidiu anteriormente que esse tipo de documento pode ser solicitado sem autorização prévia, desde que exista investigação formal em andamento e o sigilo seja preservado. Com isso, as provas obtidas pelo Coaf foram validadas e as apurações poderão prosseguir normalmente.
-
Política5 meses atrásPrefeita sofre derrota política e vê Câmara derrubar seus vetos
-
Política6 meses atrásMoraes tem cartão de crédito bloqueado no Brasil após sanção dos EUA
-
Brasil4 meses atrásSTF manda devolver dinheiro pago a mais na conta de luz
-
Política9 meses atrásTiago Correia destaca avanço de Salvador na geração de emprego e critica estagnação da Bahia sob 20 anos de governos do PT
-
Política8 meses atrásCiro Gomes acusa Lula de liderar “engenharia social maligna” e transformar pobreza em “ativo financeiro” em vídeo divulgado neste sábado
-
Política9 meses atrásACM Neto aposta que ponte Salvador-Itaparica não sai no Governo do PT: ‘Só cheiro mole’
-
Esportes9 meses atrásCBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio
-
Policial6 meses atrásBahia lidera ranking nacional de grupos criminosos

