Política
Vereador amplia prazo para defesa em processo de cassação
O vereador Professor Hamilton Assis (PSOL) obteve novo prazo para apresentar sua defesa no processo ético-disciplinar que tramita na Câmara Municipal de Salvador (CMS). Inicialmente prevista para 22 de agosto, a entrega da defesa prévia foi prorrogada para o dia 1º de setembro, às 14h30, após a acusação acrescentar novos documentos ao processo. O parlamentar é acusado de incentivar a ocupação da Câmara por servidores que protestavam contra o reajuste salarial imposto pela Prefeitura sem negociação com as categorias.
A ofensiva contra o vereador acontece no contexto das disputas em torno do Projeto de Lei 174/2025, que tratava do reajuste salarial e da carreira docente. O Professor Hamilton se posicionou contra a proposta de reajuste salarial e denunciou a ausência de diálogo com as categorias, o desmonte do plano de carreira da educação e seguiu na defesa do cumprimento do piso nacional das professoras e professores. Para ele, a tentativa de cassação é uma forma de silenciar sua atuação em defesa da educação pública e dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores.
“Eu cheguei nesta casa cobrando a criação de CPI da Educação para investigar desvio de R$ 67 milhões, que segundo a Polícia Federal aponta, foi retirado da Secretária de Educação. Claro que isso não agradou o prefeito Bruno Reis que tem maioria na Câmara. Só que não vamos recuar, não vamos nos calar e lutar nunca será crime. Não vou me curvar diante da pressão daqueles que querem silenciar vozes críticas. Nosso mandato foi constituído pelo voto e deve ser respeitado dentro da democracia”, diz Hamilton Assis.
No dia 1º de setembro, data da entrega da defesa, será realizado um ato público em frente à Câmara Municipal de Salvador. A mobilização contará com a presença de sindicatos, partidos, movimentos sociais e apoiadores do mandato.
-
Política5 meses atrásPrefeita sofre derrota política e vê Câmara derrubar seus vetos
-
Política6 meses atrásMoraes tem cartão de crédito bloqueado no Brasil após sanção dos EUA
-
Brasil4 meses atrásSTF manda devolver dinheiro pago a mais na conta de luz
-
Política9 meses atrásTiago Correia destaca avanço de Salvador na geração de emprego e critica estagnação da Bahia sob 20 anos de governos do PT
-
Política8 meses atrásCiro Gomes acusa Lula de liderar “engenharia social maligna” e transformar pobreza em “ativo financeiro” em vídeo divulgado neste sábado
-
Política9 meses atrásACM Neto aposta que ponte Salvador-Itaparica não sai no Governo do PT: ‘Só cheiro mole’
-
Esportes9 meses atrásCBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio
-
Policial6 meses atrásBahia lidera ranking nacional de grupos criminosos

