Política
Zanin reativa ação da AGU sobre desoneração da folha e agenda julgamento para 17 de outubro
O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira (8) reativar a ação da Advocacia-Geral da União (AGU), protocolada em abril de 2024, que questiona a constitucionalidade da prorrogação da desoneração da folha aprovada pelo Congresso no final de 2023. Zanin marcou o julgamento para plenário virtual no dia 17 de outubro.
CNN Brasil
Segundo a própria AGU, a renúncia fiscal decorrente da desoneração alcança cerca de R$ 20,23 bilhões — valor muito próximo aos recursos que seriam obtidos com a medida provisória 1.303/2025, que foi derrubada pela Câmara.
CNN Brasil
No sistema do STF, consta que a decisão de pautar o processo foi registrada às 14h33 desta quarta-feira, momento em que já ficava clara a derrota do governo em relação à MP do IOF.
CNN Brasil
Zanin chegou a suspender a lei anterior que prorrogava a desoneração, argumento que já havia sido referendado pelo plenário. Ele também promoveu audiências para buscar conciliar Legislativo e Executivo em torno da matéria, porém sem solução definitiva até então.
-
Política5 meses atrásPrefeita sofre derrota política e vê Câmara derrubar seus vetos
-
Política6 meses atrásMoraes tem cartão de crédito bloqueado no Brasil após sanção dos EUA
-
Brasil4 meses atrásSTF manda devolver dinheiro pago a mais na conta de luz
-
Política9 meses atrásTiago Correia destaca avanço de Salvador na geração de emprego e critica estagnação da Bahia sob 20 anos de governos do PT
-
Política8 meses atrásCiro Gomes acusa Lula de liderar “engenharia social maligna” e transformar pobreza em “ativo financeiro” em vídeo divulgado neste sábado
-
Política9 meses atrásACM Neto aposta que ponte Salvador-Itaparica não sai no Governo do PT: ‘Só cheiro mole’
-
Esportes9 meses atrásCBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio
-
Policial6 meses atrásBahia lidera ranking nacional de grupos criminosos

